Love Project
O Projeto "Love Project", criado por Guto Requena, é um projeto brasileiro que venceu na disciplina Conceitos Profissionais do iF DESIGN AWARD 2017, e tem como objetivo usar a tecnologia para captar o sentimento do Amor de cada indivíduo para transformá-la em objetos do cotidiano, conectando sensores nas pessoas.
Um dos objetivos desse projeto é conectar o consumidor no próprio processo de construção, explorando a tecnologia e a Indústria do Design.
1- Experimentos:
Os sensores são plugados nas pessoas e coletam dados expressivos e picos de sentimentos ao decorrer da história de amor que o paciente vai contando. Depois, usam estes dados, convertendo para a mesma língua e com ele, modela através de um sistema de partículas e com a impressora 3D, imprime essas partículas, materializando-as.
São usados 3 sensores: Leitura da atividade cerebral (responsável pela atração e repulsão das partículas), batimento cardíaco (responsável pela alteração de espessura) e de voz (responsável pelo controle de partículas).
2- Para o Celular:
Estão criando um aplicativo para que o usuário possa narrar sua história (a qualquer momento e a qualquer lugar) e consiga ver o resultado na hora e em tempo real o objeto de sua escolha, que por sua vez, será impresso na Impressora 3D, imprimindo o objeto na forma escolhida e de forma orgânica.
Então, estes objetos assumem as características escolhidas pelo usuário. Este projeto é surpreendente, pois expande nossos sentimentos para o mundo material, transformando as lembranças valorosas em objetos materiais (sendo muito pessoais e significativos), permitindo-nos sentir pelo tato o nosso amor.
E não para por aí, pois cada vez mais a impressora 3D tem se tornado ainda mais acessível. Com isso, será mais fácil para cada pessoa ter sua própria impressora 3D e conseguirá imprimir seus sentimentos em larga escala, já que os arquivos estarão armazenados no computador.
EXTRA: Eu acho muito interessante este Projeto, já que visa utilizar um sentimento muito importante do ser Humano para converter em um objeto que podemos usar. Eu acrescentaria um aparelho que seja capaz de realizar leitura de expressão facial, pois uma das formas que mais expressamos sentimentos é na expressão facial.
Uma das formas de ler a expressão facial seria com o uso do óculos Veeso, que é semelhante a um óculos Rift, porém consegue captar as expressões faciais em tempo real. Com câmeras internas, o óculos VR Veeso caonsegue captar a variação do movimento dos olhos, sobrancelha e boca, enviando essas análises, junto com o som e imagens para o Avatar vitrual em 3D.
Já que a Impressora 3D imprime nosso sentimentos de amor, poderia imprimir outros sentimentos nossos também, como a felicidade, medo, tristeza e raiva. Além de trazer a possibilidade de imprimir nossos sentimentos, poderia também expandir para outros horizontes, como:
1- A Inteligência Artificial (IA) faria uma leitura nos sentimentos do usuário para que possa nos auxiliar de várias formas, entre elas, como, por exemplo:
Um assistente digital, como o JARVIS do Homem de Ferro ou a SIRI da Apple. A IA seria capaz de nos reconhecer, saber como pensando e funcionamos, nos ajudando a dar recados (como a caixa eletrônica, quem passou na casa do usuário procurando-o, etc). E usando os sensores do Love Project, a IA poderia reconhecer o que sentimos em determinados momentos e determinadas atividades, podendo dar assistência, assim como o JARVIS ajuda o Homem de Ferro enquanto está trabalhando.
2- Na área dos games, já existem projetos que estão em andamento que faz com que o usuário se sinta mais imersivo nos videogames, como colocar coletes (que vibra ao reconhecer um som dentro do jogo, fazendo com o que o usuário sinta pressão no local onde o personagem sofreu dano). Outro meio que poderia ser usado para que o usuário se sinta mais imerso no videogame, seria usar os sensores do love Project para reconhecer os sentimentos do usuário, junto com os óculos VR Veeso, sabendo o que ele(a) sente em um determinada fase.
Por exemplo: Poderia ser usado como em um jogo de terror, que leria o sentimento do medo que o usuário sentiria em uma determinada parte do jogo.
3- Poderia ser usada como tatuagens. Com a leitura dos sentimentos, poderia criar formas e desenhos que poderiam se tornar tatuagens, nos marcando além de sentimentos, mas também no corpo.
Referências:
Sites de pesquisa sobre Love Project:
Inteligência VIrtual, publicado no dia 03 de maio de 2013:
Videogame, publicado no dia 26 de janeiro de 2015:
Óculos VR Veeso, publicado no dia 31 de agosto de 2016
Comments